Dicas da Nutri, Nutrição Infantil

Conheça 4 fatores que prejudica a aceitação de alimentos novos

shutterstock_7406899

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês? Resolvi juntar 4 fatores super comuns que acontece com muitas famílias que acaba prejudicando a aceitação de alimentos novos durante a infância.

Recebo no consultório muitas mães que afirmam: “Nutri, meu filho não come nada! Parou de comer! Antes comia de tudo, mas agora…”

Precisamos considerar algumas coisas: Quando a mãe vêm com essa queixa, a criança pode estar passando por uma fase e eu já falei muito sobre isso nesse post aqui.

Primeiro: Os pais precisam oferecer os alimentos mais de uma vez. Sempre falo isso, a criança precisa ser exposta ao alimento de 10 a 15 vezes em formas diferentes de preparo: assado, cozido, grelhado, cru, com um corte diferente…

Segundo: Oferecer toda a alimentação misturada no prato. Confira a imagem abaixo:

 

Se você tivesse que escolher, qual dos dois pratos você escolheria? Pois é, com a criança não é diferente. E olha, oferecer os alimentos separadamente, deve acontecer desde a Introdução Alimentar. Combinado?

Terceiro: Oferecer apenas o que os pais gostam. Opa, vamos lá! Não é porque você não gosta de brócolis que você não vai oferecer ao seu filho, certo? Independente se você gosta ou não, aproveite a oportunidade e deixa seu filho experimentar de tudo, mesmo aqueles alimentos que você/família não gosta.

Quarto: Substituir as refeições por leite. Isso acontece muito no consultório! Os pais quando não consegue fazer com o que os filhos comam as comidinhas, para não deixar a criança com fome, oferece o leite. A criança vai entender o seguinte: “Não vou comer essa comida, pois sei que se eu não comer, eu vou ganhar o leite.” E é exatamente isso que acontece. Ofereça a refeição, insista (sem obrigar), mesmo que a criança coma apenas 2 colheres, mas não substitua a refeição pelo leite, ok?

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s