Esclarecendo a dúvida

Qual a diferença entre Leite em Pó e Composto Lácteo? 

Oi pessoal! 💕 Como vocês puderam conferir, há alguns dias tenho postado sobre o consumo de leite na infância. Muitas dúvidas surgiram e eu quero de alguma forma, tentar esclarecer.

🍼 Algumas dessas dúvidas é a diferença entre leite em pó e composto lácteo.

🍼 No último post vocês puderam conferir algumas dessas diferenças, onde eu mostrei a análise dos rótulos.

🍼 O composto lácteo não pode ser chamado de leite, pois possui outros ingredientes em sua composição como óleos vegetais, açúcar e prebióticos. Na verdade, o composto lácteo surgiu como uma alternativa mais “saudável” que o leite de vaca.
Alguns profissionais recomendam o composto lácteo a partir de 1 ano (não pode ser oferecido para crianças menores de 1 ano), pois afirmam que é melhor que o leite em pó. Porém, não há estudos comprovando benefícios dessa troca do leite pelo composto, pelos processos químicos que são produzidos. E possui na embalagem NÃO É LEITE EM PÓ.

🍼Além disso, alguns compostos lácteos possui maltodextrina e/ou xarope de milho, que são um tipo de açúcar. E, sabemos que o açúcar deve ser evitado até os 2 anos.

🍼O leite de vaca é aquele que possui em sua composição somente o leite de vaca e vitaminas e minerais, como mostrei na imagem do último post.

🍼E a fórmula infantil é o leite de vaca modificado e acrescidos de gorduras, proteínas, vitaminas e minerais para que fique um pouco parecido com o leite materno. As fórmulas são indicadas para crianças de 0 a 6 meses, de 6 a 12 meses e algumas marcas vão até os 36 meses. Lembrando, que na impossibilidade do Aleitamento Materno, as fórmulas infantis são mais indicadas.

🍼Vou aproveitar o post e esclarecer algumas dúvidas de mães que entraram em contato comigo durante esses dias que postei sobre o leite:

  • Seu filho tem 1 ano e mama no peito? Continue amamentando normalmente. O seu filho a partir de 1 ano já pode ter contato com preparações que contenham o leite de vaca.
  • Seu filho tem 1 ano e toma fórmula? Continue oferecendo a fórmula normalmente. E o seu filho também pode ter contato com preparações que contenham o leite de vaca.
  • Se for usar o leite de vaca líquido, eu prefiro que seja do tipo A, pois contém mínimas quantidades de bactérias e é o mais indicado.
  • A partir de quando eu indico o leite de vaca? A partir daquele momento que ele não esteja mais amamentando ou tomando fórmula. Evite os compostos lácteos antes dos 2 anos.
  • Leite de vaca em pó ou líquido? Eu, particularmente, prefiro o pó. Pois, como já houve muitas contaminações no leite líquido, no leite em pó, devido a sua produção, é raro conter essas contaminações.
  • A partir de 1 ano, você pode oferecer os derivados para seu filho, como queijos e iogurtes, por exemplo.
  • Porque não pode oferecer leite de vaca antes do primeiro ano? Por conta da imaturidade do sistema digestório do bebê e por conta do risco de alergia à proteína do leite de vaca.
  • Mas, as fórmulas possui leite de vaca? Sim, possui, mais é modificado de uma forma que sua composição se pareça com a do leite materno. Confira a imagem abaixo:

12e08-tabela

🍼Concluindo: Antes de oferecer qualquer tipo de leite, procure sempre uma orientação de uma profissional nutricionista, para avaliar e te orientar da melhor maneira possível de acordo com o caso do seu filho. Eu quero esclarecer também que o meu papel é informar à todas as pessoas sobre saúde. Não estou obrigando ninguém a trocar o leite que seu filho toma, pelo leite de vaca. Estou apenas informando o que muitas vezes, a indústria faz parecer ser um alimento saudável e quando vemos a composição, sabemos que é um falso saudável. Sempre procure orientação de um profissional!

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s