Dicas da Nutri

Conto infantil sobre alimentação saudável!

paiscontandohistorias-300x200

Olá pessoal! Tudo bem por aí?

Hoje eu trago pra vocês um conto infantil muito bacana que vocês podem ler para seus pequenos! Crianças adoram contos e histórias, certo? Isso faz parte do aprendizado! Quando aliamos o contar histórias e alimentação saudável, temos uma gama de benefícios, entre eles, o interesse pela comida saudável!

Abaixo vocês conferem um conto escrito por  Cesar Vicente, do livro  Educação nutricional na infância e na adolescência, da Daniela Fagioli.

“Era uma vez um menino que não gostava de comer alface, nem agrião, nem espinafre, nem couve, nem tomate… não comia nenhuma verdura e, às vezes, nem comida, só gostava de comer doces. Já sua irmã gostava de comer tudo isso e muito mais. Um dia, o irmãozinho e a irmãzinha estavam brincando de pular corda no quintal de suas casas. Então a mamãe disse:

– Joãozinho… Mariazinha… venham comer!

E a Mariazinha perguntou:

– Mas o que tem pra comer hoje no almoço mamãe?

E a mamãe responde:

– Arroz, feijão, salada de alface com cenoura, brócolis refogado e frango cozido.

– Hum, que delicia! – respondeu Mariazinha.

– Eca, mas eu não gosto de salada de alface com cenoura, nem brócolis refogado, nem nenhuma verdura! – disse Joãozinho – Sabe mamãe, hoje eu não quero comer nada disso, eu quero comer chocolate.

Mamãe: – Mas Joãozinho meu filho, você não pode ficar sem comer! Todos os alimentos são importantes para você crescer forte e não ficar doente. As saladas e as verduras em geral são muito importantes para sua saúde, servem para sua barriguinha não doer e funcionar direitinho. A cenoura, por exemplo, faz muito bem para os olhos. O arroz serve para a gente, como a gasolina é para o carro, então se você não comer, não vai ter força para andar nem para correr, e nem mesmo para ficar em pé. O feijão e o frango servem para fazer você crescer, também deixam seu cabelo e suas unhas bonitas.

Então Joãozinho, que não estava muito convencido que devia comer, sentou-se a mesa junto com sua mãe e sua irmã. Mas, enquanto sua mãe estava distraída, ele deu toda a comida para Spike – seu cachorro, e sua mãe nem percebeu e achou que ele tivesse comido tudo. Já Mariazinha comeu tudinho o que havia em seu prato, muito contente porque achou a comida muito gostosa, principalmente a salada. Depois do almoço, a mamãe serviu um chocolate de sobremesa e todos comeram, inclusive o Joãozinho.

No jantar Joãozinho repetiu a mesma façanha.

No dia seguinte, Mariazinha levantou-se muito feliz, pois o dia estava realmente lindo e o sol brilhava no céu, então se apressou para chamar Joãozinho para que eles pudessem brincar no quintal, mas quando chegou viu o Joãozinho muito estranho na cama e então foi chamar a mamãe na cozinha:

– Mamãe, o Joãozinho está meio estranho e ainda está deitado.

A mamãe correu para o quarto de Joãozinho e quando chegou ela percebeu…

– Meu Deus, Mariazinha, O JOÃOZINHO ESTÁ DOENTE!

Joãozinho estava muito mal, não tinha forças para se levantar, estava pálido e fraco. Seu cabelo e suas unhas estavam quebradiços.

Joãozinho: – Mãe, estou me sentindo tonto… estou vendo tudo girando – disse Joãozinho quase chorando.

Mamãe: – Mas Joãozinho, porque será que você está doente desse jeito, afinal ontem você comeu tudinho.

Joãozinho: – Não foi não, mamãe.

Mamãe: – Como não?! Eu vi! Você comeu tudinho que estava no prato!

Joãozinho: – Sabe o que é mamãe, enquanto você estava distraída eu dei toda a minha comida para o Spike.

A mãe de Joãozinho ficou muito assustada.

Mamãe: – Ah filho… eu não lhe expliquei porque era importante comer tudo o que a mamãe coloca no prato… viu? Eu não lhe disse que se não comesse você ficaria doente, além de tudo a comida estava uma delícia! Veja a Mariazinha, ela comeu tudo e não está doente e, além disso, ela me disse que a comida estava uma delícia!

Mariazinha: – Hum!!! Estava sim!

Mamãe: – Então querido, viu como é bom e importante comer tudinho o que a mãe coloca no prato? Agora você tem que ir para o hospital, e depois, quando voltar, se você comer tudinho, você dificilmente irá ficar doente novamente e poderá brincar bastante!

Então Joãozinho foi ao hospital e retornou para sua casa. Agora Joãozinho já sabe o quanto é importante comer de tudo (arroz, feijão, carnes, frutas, verduras, legumes, leite). Desde aquele dia Joãozinho começou a comer de tudo, e também percebeu que além de fazerem bem para a saúde, todos os alimentos são deliciosos!”

Gostaram? Contem para seus pequenos, depois me avisa como foi!

Nutribeijos!

 

 

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s