Esclarecendo a dúvida

Nutri, meu filho não come!

shutterstock_7406899

Olá meus amores! No sábado, eu postei uma foto lá no instagram com a #PerguntaDaNutripediatra: Qual a maior dificuldade que você tem em relação à alimentação do seu filho? E pedi que vocês comentassem. E a maioria das mães comentaram com o mesmo problema: O meu filho não come!

Eu já fiz aqui pra vocês dois posts aqui e aqui com temas relacionados à esse. Por isso, resolvi fazer esse post mais atual e com novas informações.

“As pesquisas internacionais revelam que de 10 a 25% das crianças têm alguma dificuldade alimentar, e esse comportamento aumenta o risco de alterações de crescimento, deficiências de vitaminas e de minerais, infecções de repetição, perda exagerada de peso, problemas no aprendizado e, ainda, abre as portas para a obesidade. Tanto a falta como o excesso de energia não são bem-vindos para o desenvolvimento infantil.”

alimentacao

Fonte: Instituto Pensi

Como vocês podem ver acima, há várias dificuldades alimentares quando se fala de criança. A fase pré-escolar (entre 1 ano e meio a 6 anos) é a fase da independência e do controle. É um período já esperado da criança. Nessa fase, eu costumo dizer que é a fase da adolescência precoce. É aquela fase em que o apetite se torna bem variável, e além disso, é momentâneo. É a fase da Seletividade Alimentar.

“A seletividade alimentar é caracterizada por recusa alimentar, pouco apetite e desinteresse pelo alimento. É um comportamento típico da fase pré-escolar, mas, quando presente em ambientes familiares desfavoráveis, pode acentuar-se e permanecer até a adolescência. (…)

A recusa alimentar é um comportamento típico da primeira infância, caracterizado por comportamentos como: fazer birras, demorar a comer, tentar negociar o alimento que será consumido, levantar da mesa durante a refeição e beliscar ao longo do dia. No entanto, parece haver crianças que persistem com comportamentos peculiares até meados da infância ou continuam pelas demais fases da vida. Esses comportamentos seriam definidos como seletividade alimentar (SA), que é caracterizada por um consumo alimentar altamente limitado e extrema resistência em experimentar novos alimentos. Esse tipo de comportamento resulta em uma limitação das atividades sociais relacionadas à alimentação – (Sampaio, A. 2013).

A Seletividade Alimentar está relacionado com as escolhas inadequadas e preferências por alimentos de alta densidade energética (biscoitos, salgados, doces, refrigerante…), sendo assim, ocorre a rejeição por alimentos mais saudáveis como frutas, vegetais, arroz, feijão, entre outros. Há ainda a influência genética, onde o sabor das frutas e verduras têm uma sensibilidade maior ou menor, a depender do caso.

Ta Mi, e o que eu posso fazer?

– Incentivar o comer, o quanto e se, quiser comer.
– Dar exemplos: comer na frente dos seus filhos – isso mostra uma forma de incentivo para eles.
– Sentar-se a mesa com a família.
– Vão às compras na feira ou supermercado! (clique ali e leia o post!)  Peça que ele pegue as frutas, verduras e legumes que mais gosta!
–  Em casa, peça ajuda a descascar a fruta, como a banana por exemplo. Gestos simples assim, cria uma relação entre a criança e a fruta, caso ela tenha alguma restrição em até mesmo tocar na fruta.
– Use a criatividade! Faça preparações com frutas, verduras e legumes, use forminhas para cortá-las e decore com pratos incríveis! Inspiração: @gourmetzinhodomiguel
– Não brincar demais.
– Ler sobre os determinados tipos de alimentos.
– Que tal montar uma horta em casa? Peça a ajuda do seu filho para plantar!
– Não incentivar demais.
– Não recompensar com alimentos.
– E pra finalizar, muita paciência!

Atitudes simples assim, podem fazer uma diferença incrível! Acredite! Mantenha a paciência e a calma e tente não demonstrar tanto a sua ansiedade e nervosismo, isso acaba passando para seus filhos!

Esse post NÃO substitui uma consulta. Procure sempre um profissional nutricionista especializado para melhor condutas e orientações.
Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s