Introdução Alimentar

Apresentação/Tipos de cortes dos alimentos no BLW (Parte 1)

Olááááá! Vamos falar de BLW? Já disse várias e várias vezes o quanto sou apaixonada pelo método, e se você não sabe ainda do que se trata o BLW, convido-o para se deliciar com o assunto! Todos os posts sobre BLW você encontra no MENU – PIMPOLHOS – INTRODUÇÃO ALIMENTAR – BLW.

E o post de hoje vai ser sobre a apresentação e os tipos de corte que podemos oferecer com o método, e por isso, conto com a ajuda de uma mamãe super top que dividiu/divide sua experiência com o seu filho através do Instagram @blwdopedro. Vou dividir o post em 2 partes! Logo logo postarei a parte 2!

Sabemos que a Introdução Alimentar deve ser feita a partir dos 6 meses, de forma gradual e sempre respeitando o desenvolvimento do seu bebê. Se ele/ela já senta sem apoio, tem a habilidade de procura dos alimentos, ou seja, estica a mãozinha para pegar algo, já são sinais de que seu bebê está preparado e pode fazer a introdução alimentar através do método BLW.

Como oferecer as frutas?

Screenshot_2016-01-04-09-31-40_1

Logo no início da IA, devemos oferecer sempre em pedaços grandes para que o bebê possa pegar, explorar e conhecer o alimento. Veja na foto o exemplo da banana e da manga que a Janaína oferecia para o Pedrinho. Por volta dos 8 a 9 meses, o bebê já começa a desenvolver o movimento de pinça, ou seja, pegar os alimentos com a ponta do dedo. Nesse caso, os alimentos já podem ser oferecidos em pedaços menores. Lembrem: Quanto mais novo o seu bebê ser, maior será os pedaços dos alimentos.

(SOBRE ENGASGOS – FAREI UM POST EM BREVE!)

Screenshot_2016-01-04-09-31-30_1

Com a laranja não é tão diferente! No início pode cortá-la em 4 pedaços (figura 1), ficar atenta aos caroços – RETIRE TODOS OS CAROÇOS! Quando perceber que seu bebê já possui uma maior habilidade em manipular os alimentos, já se pode oferecer cortada ao meio.

“Quando ele começou a demonstrar uma maior habilidade em manipular os alimentos, cortei a laranja ao meio e comecei a oferecer assim desde então. Essa habilidade em manipular os alimentos, vem com o tempo, com prática e prática só se consegue com oportunidades. Então é bem difícil estipular um mês exato, cada bebê no seu tempo, praticando.” (Janaína – Mãe do Pedro – @blwdopedro). Faço das palavras da Jana, a minha

Como oferecer os vegetais?

Screenshot_2016-01-04-09-31-51_1

Com os vegetais não é diferente! No início, deve-se oferecer em forma de palitos – pedaços grandes para que a criança possa pegar e explorar o alimento. Os vegetais devem ser cozidos no vapor e de forma que fiquem bem macios. Geralmente os vegetais não são bem aceitos de primeira! É preciso ter paciência e continuar oferecendo ao seu bebê até que ele/ela consiga se adaptar ao novo sabor.

“No início o bebê não consegue abrir a mão para comer o que tem dentro, então é importante cortar em um tamanho que ele consiga segurar e ainda sobre um bom pedaço nas extremidades. Você pode cortar assim a batata, a cenoura, o chuchu, a beterraba… Assim que ele começar a fazer o movimento de pinça, você pode cortar em tamanhos menores e ainda deixar, se quiser, em tamanhos maiores também.” (Janaína – Mãe do Pedro – @blwdopedro).

Próximo post será a Parte 2!
Nutribeijos!

Anúncios

1 thought on “Apresentação/Tipos de cortes dos alimentos no BLW (Parte 1)”

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s