Introdução Alimentar

As vantagens e desvantagens do BLW!

alice-highchair4

Oi gente! Se tem um assunto que eu me encanto e apaixono cada dia que passa é o BLW. Já tem um certo tempo que não posto nada aqui no blog sobre, mais quem me segue no instagram, pode observar que sempre posto fotos e vídeos de meus minis-pacientes praticando o método. Estou a cada dia estudando e me aprofundando mais no assunto. E pra quem não leu os posts é só clicar aqui, aqui, aqui e aqui. Tentarei ao máximo escrever mais sobre o método e deixar vocês por dentro de cada atualização 😉

E hoje nosso post é pra que vocês saibam quais são as principais vantagens do BLW e as desvantagens! Vamos conferir?

Vantagens:

  • É natural: antigamente, há alguns milênios de anos, quando não existiam talheres, como as pessoas da época se alimentavam? Com as mãos, não é mesmo? Com o bebê não é diferente! Eles aprendem a explorar os alimentos, experimentar o alimento e conduzir seu próprio ritmo de se alimentar.
  • O bebê aprende sobre comida e alimentação: ele é capaz de aprender a distinguir o que pode comer e o que não pode comer. Aprende sobre texturas e sabores, consequentemente, aprende que o brócolis é um alimento e que faz parte de sua alimentação, diferente de um brinquedo que ele pega e põe na boca, por exemplo. Eles estão no controle do que vão comer e da quantidade, estimulando assim, o controle da saciedade.
  • O bebê desenvolve todos os sentidos: quando os alimentos são apresentados e explorados, o bebê aprende, o que é macio, o que é escorregadio, o que é mais durinho, aprende tamanhos, formas, texturas, peso, cheiro, ou seja, todos os sentidos estão sendo desenvolvidos nesse método.
  • Comer em segurança: uma vez que o bebê pega o alimento, ele vai explorar, ele vai jogar no chão, brincar e colocar na boca. Ao colocar na boca, ele vai mastigar, depois ele vai engolir e se saciar. É todo um passo a passo que ele vai aprendendo sozinho. O risco de engasgo no BLW é difícil, é muito pequena, é preciso respeitar o tempo do seu bebê. Ele adquire as capacidades motoras e neurológicas gradualmente, ou seja, o bebê consegue comer tudo que ele consegue pegar com a mão e não em forma de pinça (isso, ele aprende quando estiver maiorzinho), então não é indicado nesse primeiro momento oferecer grãos. O bebê tem o próprio reflexo ou gag-reflex que é quando ele põe o alimento na boca e já engole, ele vai ter o reflexo de ânsia, e vai pôr pra fora, nesse momento, ele vai aprender que da próxima vez, ele não precisa ir tão rápido, que ele vai mastigar, antes de engolir. Existe o risco de engasgo? Sim, mais é muito pequeno. Confie no seu filho!
  • Faz parte do momento de refeição em família: aprende a ter convívio social e aprende com seus maiores exemplos, que são os pais!
  • Praticidade: é o mesmo alimento da família, fica fácil quando for sair e não ter que se preocupar com papinhas.
  • Tem maiores chances de gostar de todos os alimentos: se você oferece todos os tipos de alimentos saudáveis ao seu bebê, é menos provável que ele desenvolva transtornos alimentares ou seletividade, ou seja, não terá problema em comer alimentos saudáveis.

Desvantagens:

  • Sujeira e bagunça: ele não sabe que tem que levar o alimento a boca e não sujar tudo ao redor. Ele precisa explorar e conhecer e bagunça mesmo, porém conforme ele vai aprendendo, a bagunça vai diminuindo. E convenhamos, né, é uma sujeira muito boa! 😉

Espero que tenham gostado! Em breve trago mais posts sobre o assunto!
Nutribeijos!

 

 

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s