Esclarecendo a dúvida

Devo adicionar sal na papinha? Quais temperos utilizar?

Surgiu duas dúvidas de mamães e eu resolvi colocá-las em um post só, pois estão relacionadas uma com a outra. A primeira dúvida foi da mamãe @fernanda_coselato: Devo usar sal nas papinhas? E a segunda dúvida foi da mamãe @deisecroscioli: Quais temperos utilizar no preparo das papinhas? 

Vamos lá!
Sabemos que a ingestão de sal está associada ao desenvolvimento de hipertensão quando consumidos exageradamente e que é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Quando essa ingestão ocorre precocemente, há riscos maiores de longo, médio e curto prazo para o desenvolvimento da doença.

O Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria propõe que a nomenclatura de Papa Salgada seja alterada para Papa Principal quando iniciada a alimentação complementar.

Então o sal NÃO deve ser adicionado nas papinhas e comidinhas de crianças menores de 1 ano. O sódio intrínseco (proveniente dos alimentos) é o suficiente para suprir as necessidades.

Veja a recomendação de Sódio da DRI:

  • 0 a 6 meses: 120mg (leite materno ou fórmula infantil)
  • 7 a 12 meses: 370mg (sódio intrínseco)
  • 1 a 3 anos: 1000mg (pouco sal adicionado a comida da família)
  • 4 a 8 anos: 1200mg
  • 9 a 18 anos: 1500mg

Infelizmente ingerimos uma quantidade absurda de sódio proveniente dos alimentos industrializados. Seu filho que está iniciando a alimentação complementar, não teve contato algum com o sabor “salgado” e pra você, pode estar um alimento sem graça e gosto, mais pode ter certeza que pra ele, está muito gostoso, obrigada!

Pra ficar mais gostoso ainda, podemos utilizar os temperos naturais!

Podemos utilizar erva-doce, anis-estrelado, hortelã, estragão, alho, cebola, cebolinha, alho poró, aipo, orégano, manjerona, alecrim, tomilho, coentro, agrião, rúcula, páprica doce, salsinha, salsão, manjericão, açafrão, cúrcuma, cominho e noz moscada.

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s