Devo usar farináceos para engrossar o mingau do meu filho?

IMG_20150905_212322

Olá meus amores! Vamos a mais um post em que esclareço dúvidas de mamães que entram em contato comigo. Quando entramos em um supermercado nos deparamos com inúmeros tipos, sabores, marcas de produtos industrializados e devemos tomar cuidado antes de comprar qualquer tipo de alimento industrializado.

Quando o pediatra informa que seu filho precisa ganhar peso, aí surgem milhões de dúvidas, desespero, afinal, engrossar o mingau com esses tipos de farinhas ou não?

Além de ser um produto calórico, pode comprometer a absorção de outros nutrientes, como as vitaminas, por exemplo. Confiram a lista de ingredientes:

IMG_20150905_213130

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, AÇÚCAR, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de arroz, sais minerais (carbonato de cálcio, fosfato de sódio dibásico, fumarato ferroso, sulfato de zinco), vitaminas (vit. C, niacina, vit. E, ácido pantotênico,  vit. A, vit. B1, vit. B6, ácido fólico, vit. D), probiótico e aromatizante vanilina.
CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM TRAÇOS DE LEITE.

Análise: Como podemos ver, são adicionados de vitaminas e minerais sim, porém, contém AÇÚCAR. Se vocês analisarem, os próprios fabricantes recomendam esses produtos para crianças a partir dos 6 meses. E a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda a ingestão de açúcar antes do primeiro ano de vida! Como mencionei acima, é um produto calórico e quando adicionado de uma fórmula, por exemplo, se torna mais calórico e isso aumenta o risco de obesidade infantil e doenças crônicas não transmissíveis levando riscos de saúde para o bebê/criança.

Além disso, contém TRAÇOS DE LEITE, e sabemos também que não devemos oferecer leite e derivados antes do primeiro ano de vida (clique ali e leia o post sobre Alimentos que Devem ser Evitados Antes do Primeiro Ano de Vida), pois pode predispor a Alergia à Proteína do Leite de Vaca.

E o que fazer?

Não engrosse o mingau do seu filho com farináceos que contenham açúcar e conservantes, observem a lista de ingredientes! Você pode utilizar a aveia, amaranto, quinoa, e até mesmo o arroz integral para engrossar o mingau.

Converse com o seu pediatra ou nutricionista para esclarecer todas as dúvidas. Procure sempre um profissional especializado!

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s