Nutrição Infantil

Saiba quais são os nutrientes essenciais para o desenvolvimento das crianças

dv780040_editado

Olá meus amores! Vocês sabiam que algumas vitaminas e minerais são essenciais para o desenvolvimento do seu filho? Por isso, a importância de uma alimentação saudável e equilibrada 😉

Vamos começar com a Vitamina A, que é nutriente super importante desde a gestação até a idade adulta, pois está relacionada com o crescimento (sua deficiência pode causar déficit), a saúde ocular e com o sistema imune. Alimentos ricos em vitamina A são alimentos de cores amarelo laranjados, como cenoura, abóbora e vegetais verde escuros como couve, brócolis, salsa.

Vitamina D + Cálcio (foi tema do meu TCC, chega Mi) são dois nutrientes super, hiper, mega, ultra importante para o desenvolvimento infantil, principalmente para a saúde óssea (desde a formação quanto na manutenção dos ossos). A vitamina D age como um hormônio no nosso organismo e ajuda na absorção do Cálcio, por isso, devem “andar sempre juntinhos”. Cuidado, algumas substâncias como a Cafeína pode reduzir a absorção do Cálcio, por outro lado, alguns nutrientes como o fósforo por exemplo, ajuda também na absorção do cálcio. O cálcio é encontrado no leite e derivados e vegetais verde escuros, como a couve, brócolis, além de gergelim e amêndoas. Já a vitamina D encontra-se principalmente na luz solar (banhos de sol se possível 3x na semana de 10 a 15 minutos, lembrando claro, nas primeiras horas do dia ou no entardecer), e nos alimentos, encontramos na manteiga, gema do ovo, salmão, arenque, entre outros.

Zinco, é importante pois atua na produção de neurotransmissores e na sua interação com os receptores do sistema nervoso. A falta dele pode retardar o crescimento e a formação de neurônios e acaba comprometendo o processo de cognição. É encontrado nos frutos do mar, porém não muito aceitável no paladar infantil, mas pode ser encontrado nos ovos, nas carnes e nos grãos integrais.

Ferro tem papel fundamental na oxigenação dos órgãos, especialmente no cérebro. Estudos recentes revelam que a falta desse nutriente pode causar efeitos irreversíveis no desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças. As carnes vermelhas e brancas são alimentos ricos em ferro heme, que é facilmente absorvido pelo organismo. Os grãos como feijão, lentilha e ervilha, também contêm ferro, mas do tipo não heme, ou seja, precisa de outros nutriente, como a vitamina C por exemplo, para serem melhor absorvidas.

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s