Introdução Alimentar, Receitas

Leite materno na papinha?

1784_bad_face

Com o início da Introdução Alimentar, sabemos o quanto é meio complicado para algumas mães, e eu volto a repetir, é normal o bebê não aceitar a primeira papinha na primeira colherada!

É tudo muito novo pra ele. Pensem comigo, durante 6 meses tomando apenas leite materno ou fórmula infantil, de repente, sentir um novo sabor, uma nova consistência, uma nova textura, claro que ele não vai aceitar logo de “cara”, é preciso ter calma e paciência.

Uma dica bacana é que você pode oferecer na papinha o leite materno e lembre que o sabor do leite materno depende da alimentação da mãe. Essa dica vai ajudar na adaptação do novo alimento, que é a papinha, então deve ser feitas logo no começo da introdução alimentar, com as primeiras papinhas.

Como deve ser feito?

A papinha com leite materno ou a fórmula infantil, deve ser adicionado depois que a papinha já estiver pronta, de 1 a 2 colheres de sopa apenas, para daquele “up” e ajudar o bebê na adaptação do novo alimento.

E eu devo oferecer leite depois da papinha?

Essa dúvida surgiu de uma mãe pelo instagram e eu resolvi compartilhar aqui com vocês. Há muitos mitos na alimentação infantil, principalmente quando se fala de bebês iniciando a alimentação complementar. Familiares e parentes resolvem questionar e acaba criando uma tensão muito intensa na mãe. Primeiro lugar, sabemos que o Leite Materno é o alimento mais perfeito que existe no mundo! Se o bebê que come apenas papinhas ou pratica o método BLW, não vai estar nutrindo totalmente suas necessidades apenas com esses alimentos. É preciso o Leite Materno! Como o próprio nome já diz Alimentação Complementar, esses alimentos vão complementar  e não substituir o leite materno e ajudar a satisfazer as necessidades nutricionais das crianças.

A natureza é sábia e o corpo humano é a máquina mais perfeita que existe, já dizia uma professora minha! A produção de leite se adapta de acordo com o momento mãe-filho. Como é isso? Essa adaptação e produção do leite materno é um processo contínuo, então, no começo da introdução alimentar, essa adaptação acaba se tornando mais intensa e por isso, é preciso que o bebê continue mamando sim! Pode dar de mamar o bebê antes, durante ou depois das refeições.

E o leite, não vai interferir em alguns nutrientes? Já disse pra vocês que o cálcio interfere na absorção do ferro, certo? Porém, isso só vale para o cálcio contido no leite de vaca. O leite materno não interfere em nada, obrigada! 😉 Agora, bebês que fazem o uso da fórmula infantil, aí sim, deve-se esperar pelo menos de 1 a 2 horas após a refeição principal (almoço e jantar) para seu uso.

Nutribeijos!

 

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s