Anemia ferropriva em crianças

0,,43364467,00

 

A anemia atinge principalmente lactentes e gestantes, com uma prevalência mundial de 43% a 51%, respectivamente. A anemia ferropriva ocorre quando há uma redução na concentração de hemoglobina no sangue devido a carência de ferro no organismo.

As principais causas de anemia ferropriva são o baixo consumo e baixa biodisponibilidade do ferro dietético. Algumas situações relacionadas à perda sanguínea, como alguma parasitose, por exemplo. São fatores de risco para a anemia: introdução alimentar precoce e introdução alimentar tardia.

É comum o desenvolvimento da anemia ferropriva em crianças com dieta essencialmente a base de leite de vaca depois dos 6 meses de via, época a partir da qual há um crescimento rápido e aumento da necessidade de ferro. E porque isso ocorre? O ferro disputa junto com o cálcio pela absorção, ou seja, o cálcio inibe a absorção adequada do ferro.

E o que fazer?

Há algumas situações que é necessária a suplementação principalmente pelo sulfato ferroso. E há situações que com a alimentação já melhora o quadro.

Algumas dicas:
– Aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, devido a melhor biodisponibilidade do ferro no leite materno.
– Incentivar o consumo de alimentos ricos em ferro heme (carnes e fígado) e ferro não-heme (vegetais folhosos escuros, feijão, lentilha e ervilha).
– Deve-se associar com alimentos ricos em vitamina C, que ajuda a aumentar a absorção de ferro, como laranja, manga, goiaba, limão, acerola, caju, entre outras.
– Deve-se evitar alimentos que contenham substâncias, principalmente a cafeína, que reduzem a absorção de ferro, como chá, café, refrigerantes, mate, entre outros.

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s