Esclarecendo a dúvida

Intolerância à Lactose

Olá meus amorecos!
A intolerância à Lactose é quando o organismo tem uma deficiência total ou parcial de uma enzima chamada LACTASE, que quebra e decompõe a lactose. Como assim? A lactose é um açúcar formado por uma molécula de glicose e outra molécula de galactose e a enzima quebra essas moléculas.

Quando não há a produção correta da lactase, ela não vai ter como quebrar a lactose e como consequência, essa substância chega ao intestino inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.

Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos. Pesquisas mostram que 70% dos brasileiros apresentam algum grau de intolerância à lactose, que pode ser leve, moderado ou grave, segundo o tipo de deficiência apresentada, e melhoram com a interrupção do consumo de produtos lácteos. Eles costumam surgir minutos ou horas depois da ingestão do leite in natura e seus derivados (queijo, manteiga, creme de leite, leite condensado, requeijão, etc.) ou de alimentos que contêm leite em sua composição (sorvetes, cremes, pudins, bolos, mingaus, etc.). Hoje em dia, a indústria alimentícia dispõe de vários alimentos free lactose especialmente para esse grupo. Fiquem atentos aos rótulos.

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s