Esclarecendo a dúvida

Alergia à Proteína do Leite de Vaca

0213-Manual-da-Lactante-SITE-07

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca ou em seus derivados. Isso ocorre, porque assim que os bebês nascem, seu intestino ainda está imaturo e a ingestão dessas proteínas (caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoalbumina) pode iniciar um processo de inflamação no aparelho digestivo. A alergia ao leite de vaca atinge cerca de 6 a 8% dos bebês e crianças com menos de 3 anos, já os adultos, raramente têm a doença.

Na APLV o organismo reage às proteínas do leite como se fosse uma substância estranha, causando sintomas de pele (vermelhidão, coceira, empipocamento), gástricos e intestinais (diarreia com sangue ou não, vômito, cólicas intensas), respiratórios (asma, rinite, chiado no peito) e até anafilaxia (coceira no corpo, fechamento da garganta e dificuldade para respirar). Qualquer quantidade desta proteína do leite (bolos, tortas, biscoitos, etc.).

O diagnóstico da alergia é feito por meio da observação dos sintomas. Alguns exames podem ajudar, porém a única maneira de saber se a criança tem ou não alergia é fazer uma dieta de exclusão do leite de vaca e seus derivados por um período mínimo de 4 semanas.

Atenção! Somente o médico está capacitado para diagnosticar a alergia ao leite de vaca. Juntamente com ele, o nutricionista poderá prescrever a dieta correta para que o bebê ou a criança não tenha problemas de desenvolvimento e crescimento por falta de nutrientes. Aproximadamente 1 em cada 20 crianças têm APLV.