Você sabe quais as diferenças entre APLV e IL?

Design-2015-02-04-22-05-47

Olá pessoal, nosso post de hoje é sobre as principais diferenças entre Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e Intolerância a Lactose (IL). Vocês sabem quais são?

Apesar de os sintomas serem bem parecidos, há algumas diferenças entre as duas patologias, e claro, o tratamento também são diferentes.

+ O que é e qual a diferença?

A APLV é o tipo de alergia alimentar mais comum que existe, principalmente quando se fala em crianças. Então, a APLV é uma reação alérgica à proteína(s) que existem no leite de vaca. Já a IL é a dificuldade que o intestino tem de digerir o açúcar do leite, que é a lactose, sendo que esse açúcar, não provoca alergia.

+ Quais os sinais e sintomas?

Na APLV pode ocorrer vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, dermatites (vermelhidão na pele, descamação, pequenas bolhas e “pele grossa”), problemas respiratórios (asma, chiado no peite e rinite) e emagrecimento. Na IL pode ocorrer diarreia, cólicas, distensão abdominal (a famosa barriga estufada) e náuseas são os mais comuns.

+ Como é feito o diagnóstico?

É feito basicamente pela observação de sintomas nos dois casos. Em alguns casos, são solicitados exames, mas, o mais comum é a observação e o chamado teste de desencadeamento, que consiste basicamente na reação do paciente quando se retira o consumo do leite de vaca e seus derivados, sendo ainda possível, a reintrodução desses alimentos.

+ Qual idade que mais acomete?

A APLV acomete mais as crianças, principalmente quando o consumo se dá antes do primeiro ano de vida, por isso que restringimos o uso antes do bebê completar 1 ano. A IL acomete mais os adultos.

+ É preciso que o paciente siga alguma dieta especial?

Sim, nos dois casos.  Na APLV são excluídos os alimentos derivados do leite, o próprio leite e até os alimentos que são preparados com o leite de vaca. É preciso estar atento aos alimentos industrializados e seus rótulos, que podem conter leite ou ingredientes que sejam derivados como a caseína, soro do leite, proteínas do leite e caseinato. Na IL algumas pessoas ainda toleram quantidades reduzidas do leite e seus derivados, como por exemplo, bolos.

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s