Alergia alimentar, Intolerância, Sensibilidade: você sabe a diferença?

Design-2015-01-31-12-59-29 Olá meus amores, vamos falar essa semana sobre Alergia, Intolerância e Sensibilidade alimentar. Alguém sabe a diferença? Todos tem significados laboratoriais e implicações clínicas distintas.

+ Intolerância a alimentos: classicamente define-se como intolerância alimentar a ausência ou deficiência de uma enzima digestiva que torna difícil ou impossível a digestão de um alimento ou grupo de alimentos.

+ Alergia alimentar: é uma reação indesejável que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares. O termo hipersensibilidade alimentar (geralmente usado como sinônimo de alergia alimentar) pode ser definido como uma reação clínica adversa, reproduzível após a ingestão a alérgenos (substâncias que desencadeiam a alergia) presentes nos alimentos, causados pela exposição a um estímulo em uma dose tolerada por pessoas normais. A alergia alimentar sempre envolve um mecanismo imunológico, expressando-se através de sintomas muitos diversos. A alergia alimentar é, simplificando ao máximo, uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos.

+ Sensibilidade alimentar: provoca, habitualmente, reações clínicas algumas horas ou dois a três dias após a ingestão do alimento em causa. Trata-se portanto, de uma reação retardada. As reações clínicas não são exuberantes e frequentemente não são relacionadas com a ingestão dos alimentos. São exemplos: a síndrome do cólon irritável e o agravamento das manifestações inflamatórias de várias doenças crônicas. Procure um profissional capacitado para identificação do tratamento.