Dicas da Nutri

Especial Volta às Aulas (Parte 2)

lancheira-saudavel-programa-eliana

Olá meus amores! Ontem fiz um post de Especial Volta às Aulas e daí surgiram várias dúvidas: Mas o que levar? E hoje trago aqui para vocês dicas de lanches para os pequenos.

A primeira dica que eu dou é: ORGANIZAÇÃO e PLANEJAMENTO! Isso mesmo mamães. Sei que muitas vivem na correria do dia-a-dia (não sou mãe ainda, mas vivo na correria e vejo o dia-a-dia de mães) e é preciso disciplina e organização em todas as áreas da sua vida. É um trabalho de “formiguinha” mais que pouco a pouco podemos melhorar muito a qualidade de vida dos nossos pequenos.

Bem, um lanche saudável e nutritivo, precisa ter pelo menos, todos os grupos alimentares que têm ação energética, construtora e reguladora e que participam de todos os processos fisiológicos do organismo. Então é preciso organizar e planejar o cardápio da semana com pelo menos cada um dos grupos.

Grupos Alimentares

Energéticos: estão os carboidratos, cereais, gorduras (boas!) e açúcares.

Construtores: estão as proteínas, carnes, peixes e aves, além de proteínas vegetais.

Reguladores: estão as vitaminas e minerais encontrados nas frutas, verduras, legumes.

Dicas de Lanches

Lanche 1: suco de frutas (feitos pela mamãe! Nada de suco de caixinhas industrializados!) + sanduíche natural (pão integral + queijo branco + alface + tomate e orégano) + fruta

Lanche 2: água de coco + bolo caseiro (feito pela mamãe! Dica: você pode fazer em quantidade e congelar) + fruta 2

Lanche 3: iogurte natural ou leite fermentado + sanduíche com ricota (temperada com ervas para dar um gostinho especial) + fruta 3


Dicas:

– Reserve um pouco do seu tempo para se dedicar à alimentação do filho. Invista em receitas saudáveis de lanches, bolos, tortas, sanduíches para se inspirar e você mesmo preparar. Prefira recheios mais leves, invista em verduras ou frutas. Exemplo, na hora de fazer aquele bolo caseiro, troque a farinha de trigo pela farinha de trigo integral, ou até mesmo, o achocolatado pelo cacau em pó.

– Em relação as frutas, use vasilhames com tampas e já deixe cortado/picado/descascado para ficar até mais fácil para seu filho comer. Exemplo: corte o mamão em cubos pequenos e adicione granola com um pouco de mel ou chia (Vale lembrar que a granola, o mel e/ou a chia devem estar separados em outros recipientes e só adicioná-los na hora que for comer). Prefira as frutas mais “fáceis” como a banana, morango, mamão, maçã, pêra, manga, uva, mexerica.

– Já ouviu falar de “Brincando de Comidinha”? Pois é, que tal envolver seu filho na hora do preparo dos lanches? Além de desenvolver a criatividade, a criança participa e aprende o sabor, textura de cada alimento. Vai ser divertido, tenho certeza! 😉

– Evite: sucos industrializados, biscoitos recheados, refrigerantes, frituras, salgadinhos de pacote, água de coco de caixinha. Prefira sempre os naturais!

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s