Nutrição Infantil

Refluxo em Crianças

É muito comum os bebês “gofarem”, mas se houver muitos vômitos, choros intensos (especialmente na posição deitada), tosse crônica, baixo ganho de peso – podendo virar uma desnutrição – pneumonia por aspiração, pode ser um sinal de que seu bebê tenha a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). #ComoAssim?
A DGRE é o famoso refluxo, ou seja, é a volta do conteúdo gástrico pelo esôfago, causando alguns desses sintomas citados acima. Uma das principais causas do refluxo é o relaxamento do esfíncter esofagiano inferior, que é um anel que separa o esôfago do estômago e normalmente se abre quando engolimos algum tipo de alimento, permintindo a entrada do mesmo no estômago. Quando estamos sem comer, o esfíncter se mantém fechado, evitando que os alimentos e ácido gástrico retorne para o esôfago.
Algumas dicas:
– Quando diagnósticado, a dieta da criança deve ter seu volume reduzido, que auxilia na redução de sintomas e aumentamos o número de refeições.
– Se a criança já come a comida da família (com 1 ano), recomenda-se que seja do tipo pastosa e evitar aquelas mais líquidas, como sopa, por exemplo.
– Algumas frutas devem ser em forma de papinhas.
– É bom evitar a oferta de sucos, ou, então oferecer em volumes bem pequenos e devem ser aqueles sucos mais grossinhos, como manga, por exemplo.
– É de fundamental importância a posição da criança quando terminar de comer. Ela deve ficar em posição ereta, durante alguns minutinhos, para que ocorra o processo de digestão adequado.

Há ainda, crianças que usam fórmulas específicas para a DRGE e estudos comprovam que há uma redução na ocorrência de vômitos.
O importante é o diagnóstico completo e precoce. Procure o médico e nutricionista para melhor adequação e melhora do quadro da criança.

2 thoughts on “Refluxo em Crianças”

1. Boa tarde Micheane…estava aqui na internet procurando “ajuda” para melhorar a alimentação de meu filho que tem refluxo e encontrei sua página. Gostei muito dos assuntos postados…são de grande valia para nós mamães!
    Como moro no interior do Paraná e dê momento não tenho como ir até seu consultório gostaria de saber se é possível elaborar cardápio para meu filho e enviar por email? Fazendo pagamento via deposito.
    Desde já agradeço sua atenção!
    Fabiana

Curtir