Nutrição na Adolescência

Os alimentos são essenciais para a vida e o crescimento. Sem um adequado suprimento de alimentos e nutrientes um organismo vivo não pode crescer e se desenvolver adequadamente, podendo chegar à morte. A adolescência é caracterizada por profundas transformações somáticas, psicológicas e sociais, compreendendo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o período entre 10 e 19 anos de idade. É uma época de acelerados crescimento e desenvolvimento na qual o indivíduo adquire aproximadamente 25% de sua estatura final e 50% de sua massa corporal. Alterações importantes também ocorrem na composição corporal, caracterizada por depósito maior de gordura em meninas e de massa muscular em meninos.

As mudanças físicas ocorrem, principalmente, devido à maturação sexual e ao estirão puberal. O aumento da produção de hormônios causa mudanças no tamanho, forma e composição corporal. Há em média um ganho de 25% da estatura final e de 50% do peso final, que se deve principalmente ao aumento da massa magra. Os órgãos, como o coração e os pulmões, também aumentam de tamanho. Todas estas mudanças levam a um aumento das necessidades nutricionais, que variam de acordo com a idade, tamanho corporal, sexo, desenvolvimento puberal e atividade física.

Neste período de vida, ocorre uma elevação da necessidade protéica, devido ao aumento da massa muscular e à maturação sexual. Essa necessidade aumentada é facilmente atingida pelos jovens, que chegam na maioria das vezes ingerem bastante alimentos fonte de proteína.

O cálcio também é de grande importância. Nesta fase, é adquirida a maior parte da massa óssea, pois os hormônios do crescimento e os hormônios sexuais, que estão elevados, atuam positivamente na mineralização óssea. As meninas devem aproveitar esta fase para prevenir deficiências neste mineral, no período do climatério – evitando assim a osteoporose. A recomendação do consumo de alimentos fonte deste mineral é de três porções de vegetais verde escuros, leite ou derivados por dia. O ferro também merece atenção especial já que nesta fase da vida, ocorre uma elevação das necessidades devido à expansão do volume sanguíneo, decorrente do aumento da massa muscular.

Vale ressaltar que as meninas sofrem perdas menstruais desde o inicio da puberdade; a carne vermelha é uma das melhores fontes deste mineral.

Recomenda-se adicionar fontes de vitamina C nas refeições (como suco de laranja ou limão), a fim de aumentar a absorção do ferro.

Outros nutrientes importantes são: o zinco, presente em carnes e vísceras, que proporciona um crescimento adequado, e a vitamina A, encontrada na cenoura, mamão, manga, abóbora e espinafre, que atua no crescimento e amadurecimento dos tecidos.

Estas necessidades aumentadas, em geral, acabam não sendo supridas, pois o estilo de vida adotado pelos jovens, não condiz com hábitos alimentares saudáveis.

O estilo de vida do adolescente sofre muitas influências do convívio familiar, dos amigos, da mídia entre outros. O consumo alimentar adotado nesta fase apresenta sérias implicações no crescimento, na promoção de saúde a longo prazo, e no desenvolvimento do comportamento alimentar durante a vida adulta. Adequar os hábitos alimentares dos adolescentes se torna uma tarefa difícil, pois apenas saber os alimentos adequados não basta. É necessário se aproximar da realidade sócio familiar do adolescente e levar em consideração suas características individuais para criar alternativas criativas e saudáveis que cativem esse público e assim auxiliá-los a conquistarem hábitos saudáveis. Por isso, procure um profissional nutricionista para melhor adequação dos hábitos nessa fase.

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s