Nutrição Infantil

Crianças estressadas comem mais!

Alimentacao

 

Nosso post de hoje é sobre um estudo recente publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, sugere que crianças de 5 a 7 anos de idade tendem a comer mais em momentos de estresse e tristeza, em especial quando os pais já utilizaram alimentos como forma de recompensa ou prêmio. Os pesquisadores concluíram que esse comportamento não é natural e sim aprendido. O padrão costuma se repetir até a vida adulta.

Já fiz um post aqui sobre Hábitos Alimentares e como isso é importante gente. Insisto em falar sempre sobre isso, as atitudes da criança, depende exclusivamente dos pais, que são os modelos, que ela tem em casa.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas fizeram um experimento, em que as crianças foram desafiadas a colorir uma imagem. Quem concluísse a tarefa ganharia um brinquedo no final. Os pequenos participantes foram separados em dois grupos e um deles não teve acesso aos lápis de cor necessários, o que gerou uma situação de estresse. Enquanto isso, o outro grupo conseguiu fazer o exercício tranquilamente.

Nesse momento, os pesquisadores analisaram o comportamento das crianças que não puderam completar a missão e, enfim, ganhar o prêmio: o grupo consumiu diferentes alimentos que estavam disponíveis na sala. Por outro lado, as que conseguiram pintar comeram menos. A característica ficou ainda mais evidente no caso dos filhos de pais que afirmaram já ter utilizado a comida como recompensa para as crianças.

Outra coisa: comida não é recompensa. Comida serve para NUTRIR! Usamos a comida em relação a tudo na nossa vida, principalmente no lado emocional. Há quem não sente fome quando estão tristes, ansiosos, estressados, por outro lado, há quem extrapole quando esses sentimentos estão à flor da pele. Já saiu estudos em que comprovaram que insistir para que a criança “limpe” o prato, está relacionado ao alto risco de desenvolvimento de obesidade.

Fiquem atentos!
Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s