Dicas de Café da Manhã para os pequenos!

Olá meus amores! Pra quem me segue no instagram, viu que ontem eu postei uma foto e pedi que vocês participassem em dividir comigo sobre a experiência do café da manhã dos pequenos. Com isso, resolvi fazer esse post e dar algumas dicas sobre essa refeição mais importante do dia!

Um recente estudo teve como objetivo avaliar a associação do consumo do café da manhã com fatores de risco cardiometabólico, ou seja, está associado à Síndrome Metabólica especificamente. Foi feito com mais de 5 mil crianças em idade escolar, de 10 a 18 anos (a OMS preconiza essa idade já como adolescentes), que  consumiam café da manhã regularmente (de 6-7 dias/semana), normalmente (3-5 dias/semana) ou raramente (0-2 dias/semana).
Os fatores de risco cardiometabólico foram: colesterol elevado, LDL (lipoproteína de baixa densidade ou mal colesterol) e obesidade generalizada.
Quase metade dos participantes revelaram que consomem o café da manhã regularmente; 23,7% revelaram que consomem o café da manhã normalmente e 29% revelaram que consomem café da manhã raramente. Conclui-se então que pular o café da manhã está relacionado ao aumento no risco de Síndrome Metabólica e outros fatores cardiometabólicos em crianças e adolescentes. (Shafiee, G. et al. Association of breakfast intake with cardiometabolic risk factors. J Pediatr (Rio J).2013;89:575-82).

Por isso, que “batemos” sempre na mesma tecla sobre o café da manhã e eu quase em todos os posts falo que devemos ser criativos! Crianças gostam de coisas novas, texturas e sabores diferentes, pois despertar a curiosidade.

Quero ressaltas algumas coisas:

1º) Crianças até  1 ano, tem três opções para café da manhã: leite materno ou leite artificial; papinhas ou a prática do BLW (veja os posts sobre BLW aqui, aqui e aqui).

2º) Para crianças maiores de 1 ano, existem várias opções de alimentos para o café da manhã, entre eles:

+ Frutas: cortadinhas em pedaços pequenos. Pode colocar por cima a chia, aveia, amaranto, para enriquecer o conteúdo de fibras.
+ Vitaminas: Isso mesmo! Misture várias frutas e use o argumento do “colorido” para chamar atenção da criança. Use os farelos como a aveia para enriquecer de fibras ou até mesmo a chia ou a linhaça. Você pode usar o próprio leite de vaca (se não houver histórico a alergia à proteína do leite de vaca) ou leites vegetais.
Pães: existem diversos tipos de pães e às vezes não sabemos se podemos oferecer ou não. Não precisamos restringir o consumo. As crianças devem experimentar todos os tipos, desde aqueles “sem glúten” e os integrais. (Quero lembrar que crianças que possuem histórico de alergia ao glúten são exceções). E aqueles pães feitos com a farinha de trigo normal, devem moderar o consumo. Hoje no mercado, existem uma gama de pães com grãos, oleaginosas, geralmente não são integrais (vale a pena ler o rótulo! – Depois irei fazer um post específico sobre isso), mas são ótimas opções nutritivas.
+ Tapioca:  brique com os diversos sabores que você pode criar, desde as tapiocas doces quanto as salgadas.
+ Bolos feitos pela mamãe: nada melhor que um bolo feito por vocês, né mamães?  Caprichado com muito amor!
+ Ovinhos cozidos: Pode oferecer para as crianças cozidos, omelete, frito (se for com água ou óleo de coco) e porchê.
+ Iogurte natural batido com frutas.
+ Raízes: como batata yacon (excelente fonte de prebióticos – ótimo para a saúde intestinal), batata doce e mandioca.
+ E o café? Todos sabemos que o café é rico em cafeína que é um estimulante. Por isso, nossa escolha quando queremos ficar “mais acordados”. Não existe uma recomendação aqui no Brasil ainda sobre a cafeína, apenas uma Canadense, em que crianças de 4-6 anos devem consumir 45mg de cafeína/dia; crianças de 7-9 anos devem consumir 63mg/ dia e crianças de 10-12 anos devem consumir 85mg/dia. Então o café ainda não é uma boa opção para crianças menores de 4 anos. Além disso, devemos ficar atentos aos outros tipos de alimentos ricos em cafeína como refrigerantes, chá do tipo mate entre outros.

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s