Quando introduzir ovo, peixe e glúten na alimentação do bebê?

11178416_10206552874558272_1326706349_n

 

Olá meus amores! Hoje é dia de Esclarecer a dúvida que muitas mamães e papais têm! Recebo muitos comentários do tipo e por isso resolvi fazer esse post. Espero que gostem! =)

Ainda não há estudos que comprove que a introdução desses alimentos na dieta do bebê diminua as chances de desenvolvimento de alergias. A Sociedade Brasileira de Pediatria declara que “A introdução de certos alimentos potencialmente alergênicos, como ovo e peixe, pode ser realizada a partir do sexto mês de vida mesmo em crianças com histórico familiar de alergia alimentar. Os estudos que avaliaram os benefícios dessa introdução a partir dos 6 meses, e não tardia, observaram menor risco de desenvolvimento futuro de desfechos alérgicos. A introdução após 1 ano parece aumentar ainda mais os riscos de alergia. Aos 6 meses existe um período de “janela imunológica” ou seja um momento ideal para introdução desses alimentos “alergênicos”.

OVO: a partir dos 6 meses. O risco de alergia ao ovo aumenta em 1,5 vezes quando introduzido após os 9 meses e 3 vezes quando introduzido após 1 ano. É importante que se cozinhe bem o ovo em água fervente por 15 minutos até que fique bem duro, evitando assim, uma possível intoxicação por bactéria como a salmonela. Ofereça primeiro a gema aos poucos, para depois oferecer a clara.

PEIXE: a partir dos 6 meses. Se introduzirmos antes dos 9 meses diminui em 24% o risco de dermatite. Sempre indico peixes de sabor mais suave e com pouca/sem espinha: linguado, merluza, tilápia, badejo, pescada, robalo. Desfie bem para assegurar a ausência de espinhas.

GLÚTEN: a partir de 6 meses. O risco de desenvolvimento de doença celíaca se eleva com a introdução de alimentos contendo glúten antes dos 3 meses ou após os 7 meses em bebês geneticamente predispostos. Tal introdução (precoce ou tardia) pode também estar associada com risco elevado de diabetes tipo 1. Vale lembrar que pães e biscoitos só entram na alimentação do bebê a partir de 1 ano de idade. Portanto, aos 6 meses, é indicado introduzir o macarrãozinho.

Nutribeijos!

Fonte: Naila Soares

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s