É necessário oferecer leite fortificado depois do primeiro ano?

bebe-leite-1347300619369_615x470

 

Olá meus amores!! Essa pergunta é bem frequente e eu resolvi fazer esse post pra vocês! =)

Sabemos que a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de idade e complementar até os 2 anos de vida ou mais, alimento essencial e rico em nutrientes para o bebê. Porém, o aleitamento materno continuado não faz parte da realidade de muitas mães, principalmente daquelas que após o término da licença maternidade não conseguem seguir a rotina de retirada e armazenamento de leite. E este é apenas um, entre tantos outros motivos que podem, infelizmente, levar ao desmame.

O leite de vaca também apresenta um teor de proteínas incompatível com as necessidades da criança, além de deficiência de ácidos graxos essenciais, baixo teor de ferro, zinco, cobre, vitamina C, etc. Sem considerar que os nutrientes são menos biodisponíveis, ou seja, são menos aproveitados pelo organismo. Alguns pediatras e nutricionistas recomendam a introdução a partir do primeiro ano de vida, mas, ao meu ver, cada caso é um caso. Acredito que se a criança tem uma alimentação variada e equilibrada, não tem o porque oferecer alimentos com vitaminas e minerais extras.

Ou seja, quando o pediatra e/ou nutricionista que acompanha a criança e detecta alguma deficiência nutricional, pode justificar o seu uso. Sabemos que a alimentação da criança deve ser equilibrada em alimentos que sejam ricos em nutrientes que sejam capazes de suprir as necessidades diárias dos pequenos. Vale ressaltar que apenas esses profissionais podem recomendar a utilização de compostos lácteos, por isso a minha dica é: converse com o pediatra e procure um profissional nutricionista infantil para melhor adequação na dieta do seu filho!

Nutribeijos!

 

 

 

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s