Nutrição Infantil, Nutrição Materno

A importância do Cálcio na Gestação e Infância

2

Quando se fala de cálcio, o primeiro alimento que aparece na nossa mente, é o leite. Mas será que apenas o leite é fonte de cálcio? E você sabe para que serve esse nutriente?
Esse nutriente é de fundamental importância neste período da vida, na infância, pois é quando os ossos e os dentes estão em desenvolvimento intenso, por isso a importância da ingestão adequada para importante mineralização óssea e manutenção do crescimento.
Além disso, o cálcio está envolvido nos processos de transporte de nutrientes nas células, secreção hormonal, ativação e liberação de enzimas em várias vias de metabolismo, coagulação sanguínea, contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e regulação da função muscular cardíaca.
Na gestação, o cálcio tem papel fundamental no desenvolvimento ósseo fetal, sistema nervoso, muscular, ou seja, pra tudo! O baixo consumo de cálcio durante a gestação, pode trazer algumas consequências às mamães, pois o feto “suga o cálcio todo pra ele” e isso pode dá origens alguns probleminhas de saúde para a mãe, como por exemplo, a osteoporose.

As principais fontes de cálcio são as hortaliças verdes escuras, couve, folha de mostarda, brócolis, nabo, soja, sardinha, salmão, moluscos, gergelim, algas, amêndoas, tofu, ovos, nozes e alguns alimentos enriquecidos. O leite e seus derivados são considerados as principais fontes de cálcio, pois estes apresentam maior biodisponibilidade nesse grupo alimentar.
Importante! Mais do que consumir alimentos que são fontes de cálcio, é preciso ingerir aqueles que aumentam a absorção do mineral no organismo. A vitamina D auxilia no processo de aproveitamento e fixação do cálcio por meio da regulação dos níveis do mineral na corrente sanguínea. Lembrando que há também aqueles que prejudicam a absorção. Um desses vilões é o ácido oxálico. Esse ácido está presente na beterraba, espinafre e na acelga. A cafeína e alguns refrigerantes a base de cola ambém contribuem para desminerilização óssea, bem como a ingestão excessiva de sódio, pois esse nutriente e o cálcio compartilham pelo mesmo sítio de absorção.

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s