Esclarecendo a dúvida, Nutrição Infantil

Danoninho vale por um bifinho?

PicsArt_1432346646431

Olá meus amores, tudo bem com vocês? Bem, o post de hoje é falando do petit suisse ou o ‘famoso dadoninho’. Semana passada fiz um post com uma receita (clique aqui) de petit suisse caseiro e daí surgiram muitas dúvidas sobre. E esse post de hoje vou tentar explicar e esclarecer algumas coisas com vocês, ok?

Alguns estudos demonstram que cerca de 50% das crianças fazem o uso do petit suisse antes do primeiro ano de vida, e isso é um fato chocante! Porque? O queijo petit suisse é um produto industrializado, processado, pasteurizado, não maturado, obtido pela coagulação do leite de vaca ou do coalho, acrescido ou não de bactérias fermentadas ou outras substâncias como conservantes e corantes. Ou seja, não é um iogurte!

Uma dica -> Observem a lista de ingredientes do rótulo de um petit suisse:

Leite desnatado
Xarope de açúcar
Preparado de morango (água, frutose, polpa de morango, cálcio, fósforo, açúcar, amido modificado, zinco, ferro, vitaminas D e E, Estabilizantes goma xantana, Goma carragena e carboximetilcelulose, Acidulantes ácido tartárico e ácido cítrico, Aromatizante, conservador sorbato de potássio e corante natural carmin)
Creme de leite
Cálcio
Cloreto de cálcio
Fermento lácteo
Quimosina e estabilizantes goma guar
Carboximetilcelulose
Goma carragena e goma xantana.

Resumindo: açúcar, corantes, açúcar, conservantes, açúcar…

O Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria preconizam na Cartilha de 10 passos para Alimentação Saudável para menores de 2 anos que a criança NÃO pode consumir todos os alimentos que os adultos, entre eles estão, refrigerante, biscoitos, salgadinhos, PETIT SUISSE, doces, bebidas alcoólicas, entre outros.

Vejo muitas, mas muitas mães oferecendo esse produto às crianças e fico me perguntando, o que será que contém nesses produtos que as mamães ficam tão satisfeitas em oferecer aos seus filhos?! Se vocês repararem bem, nos rótulos, o próprio fabrincante contra-indica esse produto para menores de 3 anos.

Algumas observações:

1. É um produto lácteo e pode desencadear alergias, infecções intestinais e outras patologias associadas;

2. Não deve ser ofertado logo após as refeições como a sobremesa, por exemplo, pois atrapalha a absorção do Ferro, favorecendo a anemia.

3.  É MITO associar o “danoninho” como um alimento saudável e infelizmente, existem muitos profissionais que indicam esse produto até hoje!

Quer oferecer petit suisse ao seu filho? Veja a receita caseira e faça você mesmo a versão livre de açúcar e tantas outras substâncias maléficas (clique aqui).

Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s