Nutrição e Fertilidade

fertilidade

Olá pessoas! Tudo bem com vocês? O assunto de hoje é um tema super bacana, que atualmente, existem muitos problemas relacionados a Fertilização.

Bem, a fertilidade é a capacidade de reprodução humana, nas mulheres está associada ao fato de engravidar (liberação óvulos que possam ser fecundados) e nos homens associamos a fertilidade, a capacidade de produzir espermatozóides que fecundem os óvulos. Uma alimentação saudável e equilibrada possui ligação direta com a fertilidade, tanto para mulheres quanto para homens.

A reprodução, como outras funções vitais do nosso corpo, depende de nutrientes para que possar realizar suas devidas funções. A nutrição tem um importante papel na fertilidade, pois a deficiência de vitaminas e minerais pode ser vista como um fator de risco para infertilidade, assim como o consumo excessivo de carboidratos simples (açúcares), gordura saturada, sódio e toxinas.

Mas, o que é infertilidade?

A infertilidade afeta 1 a cada 10 casais e podem ter muitas causas, e até nutricionais! A infertilidade nas mulheres pode ser causada por alterações hormonais (ausência de menstruação ou ter um ciclo irregular, endometriose, DSTs) e até mesmo por falta de nutrientes. Já nos homens, podem ser causadas por problemas congênitos dos testículos, cirurgia de vasectomia, trauma, uso de medicamentos e também, pela carência de nutrientes que podem comprometer a produção de espermatozóides. Tanto o baixo peso e o sobrepeso quanto à obesidade são fatores importantes que comprometem a fertilidade (masculina e feminina), alterando a ovulação ou diminuindo o número de espermatozóides.

Alguns estudos revelam a importância de consumir alimentos ricos em Zinco, porque é um dos nutrientes mais importante para a função reprodutiva, agindo direto nos hormônios sexuais. Nas mulheres, possui uma forte ligação com o estrógeno e progesterona, e nos homens, é a única substância encontrada em grande quantidade no esperma (sua carência pode causar infertilidade e impotência). O zinco está presente nas carnes, cereais integrais, fígado, frutos do mar, amêndoas.

Vit. B6: Estudos comprovas a eficiência desta vitamina no controle hormonal. A vitamina B6 tem ajudado muitas mulheres a ficarem grávidas. Sua deficiência causa desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne pré-menstrual e depressão. Mulheres que sofrem de TPM têm níveis baixos de vitamina B6 em seus organismos. Pílulas anti concepcional também diminuem a vitamina B6 do corpo.  Está presente nas carnes de aves, peixes, fígado, ovos, grãos de soja, aveia, produtos com trigo integral e nozes.

Alimentos integrais e nozes possuem vitamina E, que aumenta a motilidade dos espermatozóides e auxilia o desenvolvimento de uma placenta mais saudável (diminui riscos de aborto);

A vitamina C presente na acerola, laranja, limão, goiaba, kiwi, brócolis, rúcula e pimentão, atua na função ovariana e no desenvolvimento dos óvulos e nos homens regula a produção de espermatozóides.

A vitamina A, que é essencial para a produção normal de espermatozóides, está presente em alimentos com beta caroteno (cenoura, mamão, abóbora, brócolis, aspargos, espinafre).

Com relação ao selênio (grãos integrais e ovos) assim como o zinco é importante para produção de um esperma saudável; Estudos comprovam que há uma relação direta entre sensibilidade ao glúten e desordens reprodutivas na mulher, para isso é importante que essa intolerância seja diagnosticada e controlada;

Os bioflavonoides fortalecem o útero para implantação do embrião, está presente em vegetais como brócolis, repolho e pimentão verde. Também se encontra nas uvas, laranja, tomate e vinho tinto;

E o gengibre? Pode ser utilizado em diversas preparações, como em sucos, chás, sopas, aperitivos e temperos, é conhecido por ser um alimento afrodisíaco, pois melhora a circulação para os órgãos genitais masculinos, auxiliando na ereção; e além disso aumenta a concentração do hormônio masculino (testosterona).

Consuma alimentos fonte de arginina (carnes, aves, peixes, cereais integrais, castanhas), precursora do óxido nítrico, um dos componentes fundamentais na ocorrência da ereção. Ele promove a vasodilatação, importante para o bom funcionamento do aparelho reprodutor masculino, permitindo um maior fluxo sanguíneo.

A Nutrição é importante para quem está querendo conceber, não só para concepção, mas para a manutenção de uma gravidez saudável. Por isso, procure um nutricionista!

Nutribeijos!

 

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s