Introdução Alimentar, Nutrição Infantil

Dúvidas sobre Papinhas

 

76d5f-alimentacaodobebe

Oi meus amores! Eu já fiz um texto (clique aqui) falando sobre Alimentação Complementar na Infância e um pequeno esquema de como começar a introduzir as papinhas na alimentação do seu filho, além de esclarecer algumas dúvidas. E no post de hoje, vou tentar esclarecer outras dúvidas que sempre surgem e que deixam as mamães apreensivas. Vamos lá?

– Se meu bebê não aceitar a papinha, o que eu faço?

Mães, é super normal os bebês não aceitarem a primeira papinha. Pense bem, durante longo 6 meses, apenas tomando leite materno (ou fórmula), e de repente, sentir um outro sabor, uma outra textura do que ele já está acostumado. Fiquem tranquilas, eu garanto, é normal! O bebê pode até aceitar de 3 a 4 colheres de chá da papinha e depois recusar, fazer careta, cuspir. Tudo isso passa! Dê mais uma chance ao seu filho, e ofereça a ele mais uma vez.

0d51df3a8ad2a04d594886ac8656dcfb

 – Posso congelar as papinhas?

Pode sim. Há apenas uma pequena perda de nutrientes durante o cozimento, nada significativo quando congelada. Pode manter durante 45 dias no freezer.

– Devo colocar tudo junto ou separado?

Logo no começo da introdução alimentar, o ideal é que coloque tudo junto bem amassadinho, e a cada passo que for evoluindo, pode ir separando e ensinando o sabor e a textura de cada alimento.

– Devo colocar sal na papinha salgada? Como faço para temperar?

Apesar do nome “salgada” não significa que deve contar sal. O bebê ele tem um paladar totalmente diferente do nosso que já está acostumado com sal, comidas industrializadas e tudo mais. Você pode usar temperos naturais como a salsa, cebolinha, cebola, alho, alecrim, manjericão, orégano, canela, hortelã, coentro. Você também pode usar aqueles alimentos que possuem um sabor mais doce, como a abóbora, cenoura, batata doce, até a beterraba.

 – Devo usar óleo ou azeite?

Alguns bebês rejeitam o azeite de oliva, por deixar um gosto residual. Aconselho que se for usar algum tipo de óleo (soja, girassol) e acrescentar depois de finalizado, pois, o óleo em altas temperaturas termina oxidando. Lembrando que o óleo de coco, não oxida em altas temperaturas, pode ser usado para refogar os temperos. Outra alternativa é refogar os temperos com água. Isso mesmo, apenas uma colher de sopa de água é ideal para refogar os alimentos.

Alguns lembretes:

– A papa principal não SUBSTITUI o leite materno ou Fórmula.

– Não peneire e nem liquidifique, apenas amasse com o garfo.

– Não utilize condimentos, caldos de carne, embutidos, sal.

– A papa deve ter a consistência de purê e não de sopa.

Nutribeijos!

Anúncios

1 thought on “Dúvidas sobre Papinhas”

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s