A Importância do Aleitamento Materno

amamentacao

 

As vantagens do aleitamento materno transcendem o período de sua vida prática e repercutem na vida adulta, evitando doenças passíveis de prevenção na infância. O Aleitamento Materno é a primeira prática alimentar a ser estimulada para promoção da saúde, formação de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de muitas doenças. Os constituintes presentes no leite fornecem todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do lactente.
O leite materno é composto por ácidos graxos livres que são veículos das vitaminas lipossolúveis; caseína que favorece a absorção do cálcio; alfa-lactoalbumina que auxilia no transporte do ferro; glutamina que está relacionada com o crescimento intestinal; taurina que transporta o zinco; imunoglobulinas, lactoferrina, lisozina, interferon também estão presentes; ácidos graxos de cadeia curta que tem função bactericida; ácidos graxos insaturados, importantes no desenvolvimento do sistema nervoso central; contém macrófagos e linfócitos do organismo materno; lactose que participa na absorção do cálcio e constitui substrato para a flora intestinal.. Enfim, são inúmeras as vantagens da amamentação, especialmente nos primeiros meses de vida. Em primeiro lugar, ela garante, em muitos casos, a sobrevivência da criança, particularmente daquela em condições desfavoráveis ou que nasce com baixo peso. Quanto mais o bebê mamar no peito, mais protegido estará.
A amamentação apresenta muitas outras vantagens, tanto para a mãe quanto para o filho, entre as quais uma possível proteção contra a síndrome da morte súbita, o diabetes insulino-dependente, a doença de Crohn, a colite ulcerativa, o linfoma, as doenças alérgicas, o câncer de mama e o de ovários na mulher que amamenta, além de otimizar o desenvolvimento neurológico da criança e promover o vínculo afetivo entre mãe e filho. (Fiocruz, 2003)

“As crianças menores de um ano não amamentadas apresentam um risco de 14 vezes maior de morrer por diarreia e quase 4 vezes maior de morrer por doença respiratória, quando comparadas com crianças da mesma idade alimentadas exclusivamente de leite materno.” (Brasil, MS, 2006)

+ Aleitamento Materno Exclusivo

O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida, ou seja, sem complementação com água, sucos ou chás. O leite humano é um alimento completo, fornecendo inclusive água, possuindo fatores de proteção contra infecções comuns da infância e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. É importante também na diminuição da fertilidade após o parto. Sabe-se que a ausência de menstruação devido à lactação depende da frequência e da duração das mamadas.

Amamentar tem vantagens também para a mãe: a mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa; amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar; ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente; a perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;  protege do câncer da mama que surge antes da menopausa; protege do câncer do ovário; protege da osteoporose; protege da anemia (deficiência de ferro); as mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações, por isso as suas reservas de ferro não diminuem com a hemorragia mensal; amamentar é muito prático! Não é necessário esterilizar e preparar utensílios.

A UNICEF calcula que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não se pense que é só nos países do terceiro mundo. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno.

“A amamentação transcende o ato de nutrir uma criança apenas fisicamente. Ela nutre também a alma do recém-nascido. Ao amamentar, há o contato da pele da mãe com a da criança e há troca de olhares. Amamentar é importante para a formação mental e física do bebê. Além disso, o leite materno ser o melhor nutriente que a criança pode ter” ( Keiko Miyasaki Teruya, Pediatra).

Depois de todos esses benefícios, ainda tem motivos para não amamentar? Sou SUPER a favor do aleitamento materno e você?
Nutribeijos!

Anúncios

Deixe um recado :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s